sábado, 11 de agosto de 2012

4º Piquenique Polonês "Primavera"

Após o intervalo de férias, o grupo "Chabry i Maki" voltou para suas atividades. Em menos de um mês vai acontecer o 4º Piquenique Polonês, no qual o grupo vai se apresentar. Desta vez, escolhemos a majestosa dança polonez e a animada krakowiak.

Korneli Szlegel: A polonesa ao ar livre (źródło: Wikipedia)
 

A cracoviana (em polonês krakowiak) originou-se na região da Cracóvia, e é uma das cinco danças nacionais polonesas, as outras quatro são: polonez, mazur, kujawiak e oberek. A krakowiak é uma das danças folclóricas polonesas mais populares e características, com seu ritmo vivo e selvagem ao mesmo tempo, com passos fáceis, largos e longos, demonstrando abandono vivo e elegância ao mesmo tempo.

O traje da Cracóvia é considerado o traje nacional polonês e o mais conhecido. O padrão do material listrado vermelho e branco usada originou-se muito antigamente. As argolinhas metálicas presas ao cinto de couro do homem descendem das armadura. O casaco sem manga, ” kabat, ” vem dos tempos napoleônicos, e imitando decorações militares. O traje é ornamentado com a ” rogatywka”, um chapéu vermelho de 4 cantos, ornamentado com tiras e penas de pavão. O feminino era originalmente bastante simples, foi embelezado como o conhecemos hoje durante a era Romântica (19º século). Sua beleza está em seus ricos bordados, colete aveludado e saias floridas. O tecido foi trazido do leste e possuí várias cores. As grinaldas de flores são usadas pelas mulheres solteiras, enquanto as mulheres casadas usam um cocar branco. A primeira tira do grupo de fitas é presa à direita do ombro é um presente de parentes, e o resto vem dos amigos e admiradores.


A polonesa (em polonês polonezfoi criada pela nobreza para a celebração da coroação do Rei Henrique Walezy, no século XVI. A dança polonez transpõe os domínios reais e se alastra pelos palácios da aristocracia, propagando-se também pelas aldeias camponesas. Ainda hoje a dança é obrigatória, sendo necessariamente incluída em todas as festividades de caráter solene. Foi considerada a dança da nobreza polonesa, originada de uma dança folclórica velha conhecida como o “chodzony”.  A dança tenta imitar a conversação elegante que é alcançada por gestos e acompanhado por passos vivos.

Tradicionalmente nos grupos folclóricos há dois tipos de costume; um dos nobres e o outro do Ducado de Varsóvia.


[Traduzido por Grzegorz Mielec]

Nenhum comentário:

Postar um comentário